O jazz e o rhythm & blues formam a dupla sonora refinada que embala o próximo domingo (23) em São Paulo. A cantora norte-americana Chaka Khan e o saxofonista Branford Marsalis se apresentarão a partir das 15h, no parque da Indepêndencia. Em entrevista coletiva em São Paulo nesta terça-feira (17), os músicos falaram sobre o show, que é gratuito.
Marsalis chega ao Brasil depois de uma série de concertos em tributo a Villa-Lobos, que apresentou recentemente nos Estados Unidos. Familiarizado com a cultura brasileira, não se intimidou em arriscar palavras em português, como "tudo bem" e "obrigado", e elogiar a música brasileira.
Como bom jazzista que se preza, Marsalis contou que seu repertório será improvisado no palco. Sem citar uma música sequer, o saxofonista disse apenas que executará temas "diferentes". "Vamos sentir o público e ver o que podemos fazer na hora. Todo o andamento vai depender da nossa platéia".
Com uma famosa versão de "A Love Supreme", de John Coltrane, no currículo, Marsalis garantiu apenas que o público não assistirá a essa execução. "Não tocamos mais essa música ao vivo. É muito longa, as pessoas iam ficar doidas".
O saxofonista --que já tocou com Miles Davis, Herbie Hancock e Sonny Rollins-- vem acompanhado de sua banda, formada por Joey Calderazzo no piano, Eric Revis no baixo e Jeff "Tain" Watts na bateria.
Veterana do R&B
Chaka Khan chegou à entrevista em uma cadeira de rodas. "Não se preocupem, não vou a lugar algum", brincou. Ela se recupera de uma cirurgia no joelho, realizada há cerca de um mês. "Andei caindo no palco", disse, esbanjando simpatia.
A cadeira é apenas temporária. No palco, ela garante que não ficará parada. "É um show para curtir. Tem músicas lentas e músicas para dançar também".
No repertório, a cantora adianta que incluiu sucessos de toda sua carreira, que não é curta: 35 anos de estrada e mais de dez discos lançados. Ela promete soltar a voz em clássicos funk e soul eternizados com seu antigo grupo Rufus, da década de 70.
Músicas dos anos 80 e 90, além de faixas de "Funk This", seu álbum mais recente, lançado no ano passado, também estão no setlist. "Será um tremendo show. Sou eu que vou cantar, oras".
É a terceira visita da cantora de 55 anos ao Brasil. No ano passado, sua apresentação foi cancelada por problemas no visto. Dessa vez, ela vem exclusivamente para este show. "Mas voltarei mais vezes".
Os shows de Marsalis e Chaka Khan são individuais, mas eles não descartam a possibilidade de juntar-se no palco. "No jazz, tudo é possível", disse o saxofonista.
O evento marca a terceira edição do Telefônica Open Jazz, que, em junho passado, reuniu Macy Gray e Herbie Hancock no Parque Villa-Lobos.
Texto: Mariana Tramontina - Redação UOL Música
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Chaka Khan e Branford Marsalis falam sobre show que apresentarão em São Paulo
Postado por xyldes às 19:10
Marcadores: brandford marsalis, chaka khan
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário