sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Colombiano Juanes é o grande vencedor do Grammy Latino

Artistas brasileiros indicados ficaram de fora das principais categorias.
Premiação aconteceu na noite de quinta (13) em Houston (EUA).

























O cantor colombiano Juanes foi o grande vencedor da 9ª edição do Grammy Latino. Ele recebeu os principais prêmios da noite, de Melhor Gravação do Ano, para "Me enamora", e de Álbum do Ano, por "La vida es un ratico". Juanes também levou a melhor nas categorias Melhor Álbum Vocal Masculino e de Melhor Vídeo Musical curto.

A cerimônia de entrega do Grammy Latino foi realizada na noite de quinta (13), em Houston, no Texas. Os artistas brasileiros indicados às principais categorias, incluindo Roberta Sá, Djavan, Caetano Veloso e Gilberto Gil, saíram de mãos vazias.

A cantora porto-riquenha Kany García levou o prêmio de Revelação, derrotando os brasileiros Roberta Sá e Diogo Nogueira, que também concorriam na categoria.

O disco do argentino Andrés Calamaro, "La lengua popular", foi o Melhor Álbum Rock Solo, e "Rodolfo", do também argentino Fito Páez, ganhou o prêmio de Melhor Álbum de Cantor/Compositor, derrotando Djavan e Gilberto Gil.


Cerimônia

A entrega do Grammy Latino teve início com o grupo mexicano Café Tacuba levando o prêmio de Melhor Canção Alternativa, por "Volver a comenzar".

A também mexicana Julieta Venegas foi premiada por seu disco "MTV Unplugged", enquanto a cubana Gloria Estefan levou o Grammy de Melhor Álbum Tropical Tradicional, por "90 Milhas".

A banda mexicana Belanova conquistou o Grammy de Melhor Disco de Grupo ou Duo Pop, e "Eternamiente", de Molotov, conquistou o prêmio de Melhor Álbum de Rock Vocal.

A Colômbia levou os Grammy de Melhor Álbum Instrumental, com a Orquestra Filarmônica de Bogotá, Melhor Álbum Folclórico, com Cholo Valderrama, por seu disco "Caballo", e Melhor Álbum de Cumbia/Vallenato, para "Solo Clásicos".


Categorias da música brasileira

Também foram entregues oito Grammy destinados a categorias da música brasileira, em uma cerimônia especial que transmitida do Auditório Ibirapuera, em São Paulo. A cerimônia premiou Vanessa da Mata (melhor álbum pop contemporâneo brasileiro), Beth Carvalho (melhor álbum de samba e pagode), Seu Jorge (melhor álbum de música popular brasileira), César Menotti & Fabiano (melhor álbum de música romântica) e CPM 22 (melhor álbum de rock brasileiro), além de trazer apresentações de Pitty, Mutantes, Daniela Mercury e um dueto de Sandy e Paula Toller em homenagem a Carmem Miranda.

Também foram premiados Elba Ramalho (melhor álbum de música contemporânea regional ou de raízes brasileiras), Chitãozinho e Xororó (melhor álbum de música tradicional regional ou de raízes brasileiras), Marcos e Soraya Moraes (melhor canção brasileira). Soraya Moraes ainda venceu na categoria melhor álbum de música cristã na línguas portuguesa e espanhola.

Texto: G1

Nenhum comentário: